quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Alimentação no Camphill


Apesar de não ser um assunto que eu gosto muito, vou escrever sobre minha alimentação aqui, afinal minha família é obsessiva por questões gastrônomicas, então vou satisfazer o desejo deles e falar um pouco sobre comida. Aqui no camphill nós temos 3 refeições por dia, café da manhã, almoço e jantar, e dois intervalos durante a manhã e a tarde, os chamados “tea break”, intervalo para o chá. De manhã a mesa é composta por muitas torradas de pão integral, biscoitinhos sem gosto pra comer com manteiga, uma espécie de “cracker”, um cereal horrível que mais parece a ração dos patos da fazenda, um delicioso leite fresco deixado na porta toda manhã, manteiga, café, infinitos bules de chá, uma vasilha grande de frutas (geralmente maçã, laranja e banana) picadas mergulhadas em iorgute. O resto são coisinhas que variam que não preciso contar.


Aqui como muitas frutas de manhã, proveniente da vasilha de frutas com iorgute, inclusive foi uma maneira muito boa que caiu para mim de comer frutas, pois antes comia e não tinha muito prazer, a ideia de afogar as frutas numa piscina de iorgute melhorou 100%, fica realmente delicioso. Geralmente os residentes comem as frutas junto com o cereal de pato e o leite, como eu não gosto do cereal, fico só com as frutas. Depois que encho a tampa de frutas, completo com uma ou duas torradas com manteiga, de manhã não há muitas opções além de manteiga para passar nas torradas, ou melhor, lembrei agora das geléias e um tipo de néctar que parece mel que eles adoram, como eu não gosto de geléia, fico só com a minha manteiguinha mesmo. Tomo um copo de leite ou chá e isso é tudo, energia suficiente pra começar o trabalho lá fora.


Durante o trabalho da manhã nós temos um “tea break” às 11:00, todos param e preparam uma mesinha, uma espécie de lanche, alguém pega a cesta e vai na padaria pegar pães fresquinhos. Já falei que aqui tem uma padaria, inclusive fica logo abaixo do meu quarto, o cheiro é fantástico. Geralmente nesse “tea break” eu tomo uma caneca de leite e como os pães com manteiga e chocolate “spread”(é igual a Nuttela, mas é outra marca), se acabar os pães e eu ainda tiver com fome, como aqueles biscoitinhos sem gosto com manteiga. Finalizado o lanchinho voltamos ao trabalho às 11:30.


O trabalho da manhã termina 12:30 e todos se recolhem para a hora do almoço que deve ser 13:00, geralmente eu chego do trabalho e ajudo a pôr a mesa. O cardápio do almoço é bem variado, pois sempre depende de quem está cozinhando e da vontade dos residentes. Toda segunda feira tem uma “house meeting”, uma reunião da casa onde a housemother pergunta para cada residente o que eles querem comer, alguns sempre dizem a mesma coisa, outros nem dizem, outros pedem coisas absurdas, mas no final sempre damos um jeito de interpretar o desejo deles. Na última segunda-feira uma das residentes falou que queria “a lot of eggs”, ou seja, muitos ovos, resultado, o prato de hoje foi ovos cozidos mergulhados num molho, estava bom, gostei.


Essa reunião sobre comida é um pouco engraçada, nós perguntamos o que cada um quer comer e algumas respostas são interessante, tipo: “Andar de ônibus!”, “Jogar boliche!”, “Sanduíche com muito catchup!”, “MACARRÃO!”, “BATATINHAS!”, “PIIIZZAAAAAAAAAA!”, entre outros. Geralmente não temos carne no almoço, principalmente porque a housemother é vegetariana. Como eu também estou tentando ser, tudo bem, posso contar nos dedos as vezes que comi carne aqui desde que cheguei. Aqui tem muitas opções para quem não come carne, e pra falar a verdade eles nem comem tanto, o vegetarianismo aqui já está bem avançado, algo normal para um país de primeiro mundo como a Escócia e tendência para as próximas décadas da humanidade. O mais interessante é que vejo mais jovens vegetarianos que adultos, interessante não? Jovens criados em famílias carnívoras que se tornam vegetarianos subitamente. Ontem a secretária aqui do Camphill estava me contando que a filha dela de 17 anos virou vegetariana esse ano. Imagine no futuro, vai ter criança nascendo com vontade de vomitar ao ver carne.


Bom, como eu dizia, o cardápio varia muito, eles comem muitas batatas aqui, salada nunca pode faltar, como muita salada inclusive, sopa, pizza, cogumelos, huum, uma coisa que viciei aqui foram esse cogumelos, putz muito bom, principalmente com um molho lá que eles fazem todo sábado. Macarrão, diferentes tipos de tortas vegetarianas, peixe, toda sexta-feira é dia do peixe, mas eu também tô evitando peixe, última sexta nem comi. Pois é, não consigo dar muitos detalhes sobre a comida do almoço, é comida normal de acordo com o que os residentes querem, só tenho que destacar a variedade mesmo, todo dia é algo diferente. Ah, esqueci do suco, todo o almoço tem suco de maçã, na verdade é um concentrado de suco de maçã, eles só botam na jarra e enchem de água, é bonzinho.


Depois do almoço temos novo “tea break” no intervalo do trabalho da tarde, dessa vez não temos pães, temos biscoitos, toda tarde tem biscoitos de variados tipos saindo fresquinhos da padaria, porém são todos daqueles tipo integrais que você tem que se adaptar, no começo eu quase não comia nenhum, agora já tenho uns favoritos, tem uns que eu nem chego perto, tem outros que gosto bastante. Comemos biscoitos com chá ou suco e é só, esse “tea break” da tarde é bacana, porque é na fazenda, a céu aberto, com os animais circulando a mesa e os residentes fazendo maluquices.


O trabalho da tarde acaba às 5:30 e eu vou pra casa, tomo um banho ligeiro em menos de dez minutos e corro para a cozinha para ajudar a pôr a mesa do jantar, geralmente são duas pessoas, eu e outro, e os residentes ajudando um pouquinho. Esse jantar não é bem um jantar, é “supper”, é tipo um lanchão, com diferentes queijos, salames, patês, azeitonas, torradas, frutas, ovos mexidos, atum etc. Tudo que tiver na geladeira entra na “supper”, é a última refeição do dia. Eu, geralmente, como torradas com manteiga, queijo e “egg spread” (ovos cozidos misturados com maionese, fica pastoso e você passa na torrada, é muito bom”. Mas a “supper” também varia muito todos os dias, porque depende do que tiver disponível, a única coisa que não varia é o chá, sempre cheio de chá pela mesa, só para você ter noção, tem um armário na cozinha só para chá, cheio de caixas com difernetes tipos, deve ter chá até de outros planetas se duvidar.


Essa é alimentação do cotidiano, no final de semana tem umas variadas, sábado é totalmente diferente, por exemplo, mas esse texto ficaria muito longo, então vou parar por aqui. Nas primeiras semanas tive um pouco de dificuldade para me adaptar a comida, parecia tão pouquinho aquelas torradinhas, biscoitinhos sem gosto, suquinho de concentrado, mas ai aprendi a buscar os atalhos, fazer as combinações e hoje estou me alimentando muito bem, inclusive nunca me senti tão saudável, minha pele também melhorou ao parar totalmente de comer carne, esqueci de dizer que as comidas aqui são 100% orgânica, na verdade tudo aqui é orgânico, ecologicamente correto, blábláblá, acho que é um lugar padrão ecologicamente falando, a vida aqui é muito boa, água de primeira qualidade direto da fonte, comida nem se fala, ar puro, quanto voltar pra cidade a minha meta é ter dinheiro para um dia me mudar bem para uma casa, em lugar aberto, morar comprimido em cidade é a coisa mais tola que o homem inventou. Abraços!

Um comentário:

  1. Geostamos de sua mensagem eu e a vovo,so acho que deveria comer cereais pois fiz um curso e o medico que e muito bom para tudo principalmente para ganhar forca muscular e tonicidade neles.

    ResponderExcluir