quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Educação na Escócia.

Quase todas as semanas aqui em Corbenic um grupo de residentes (pessoas especiais) sai para nadar em uma escola na cidade de Aberfeldy, cerca de vinte minutos de carro. Da minha casa, só dois dos seis residentes gostam de nadar e se juntam ao grupo todas as sextas. Como eu gosto de nadar, todas as reuniões de co-worker peço para me colocarem no grupo, geralmente só vão dois co-workers e mais uma pessoa mais velha, geralmente algum houseparent que dirige a van, é o suficiente para cuidar de cinco a oito residentes. É muito divertido nadar com eles, acho que poderia ir umas 3 vezes por semana que nunca cansaria. Porém o que me atrai mais nesse passeio não é o trabalho em si, mas sim o lugar que vamos nadar, uma escola, uma simples escola pública que apesar de ser apenas uma escola, fala muito sobre a Escócia, o Reino Unido, e diversos países de primeiro mundo que sabem que educação deve ser sempre a prioridade.

Antes de ir pela primeira vez nesse programa, pensei: “Bom, provavelmente vamos para alguma piscina pública, num lugar fechado, vai ter várias crianças, um escorregador e muita alegria”. Porém eu estava errado, depois dos 20 minutos na van, chegamos ao “Breadalbane Community Campus”, pela aparência e pelo nome, achei logo que era uma Faculdade, mas não, era uma escola mesmo, de crianças e adolescentes. Uma fachada incrível com visão direta para uma super biblioteca rodeada por vidraças, aberta ao público, impecável. Na entrada uma recepção que dá vontade de ter um compromisso só para sentar e ficar lá esperando, portas automáticas com sensores digitais de alta segurança, camêras por toda parte, tecnologia transbordando por todos os lugares. Limpeza invejável, nenhum sinal de sujeira, objetos danificados ou vandalizados, tudo brilhando, como se tivesse alguém vigiando o dia inteiro.

Quanto mais eu andava, mais eu sentia inveja do que essas pessoas têm, armários individuais e conservados para todos os alunos, bebedouros por toda parte, torneiras com sabonete líquido convidando os estudantes a lavarem as mãos todas as horas, uniformes elegantes, de gravata, homens e mulheres, dando a impressão que são pequenos adultos, já cheios de responsabilidades para com sua família e seu país. Banheiros perfeitos, com direito até a secador de cabelo fixo para quem quiser. Refeitório, aaah o refeitório, que excelência, que higiene, mesas grandes, bancos de cores diferentes e design moderno, televisões de plasma ligadas nos noticiários por todos os cantos, funcionários da zeladoria mantendo tudo em ordem, respeitando os estudantes, de bom-humor, e também sendo bem tratados, como assim deve ser. Grande espaço externo repleto de crianças felizes, cada grupo com uma brincadeira diferente, a maioria com bolas, e cada um tem uma se quiser, não precisa ninguém ficar brigando.

Voltando ao meu trabalho, passamos da entrada da recepção e caminhamos num corredor muito bacana, tinha uma parede com rapel e várias quadras de squash, perfeitas e bem cuidadas, parei um pouco para ver o que tinha nos murais, geralmente você descobre muito sobre uma escola através de seus murais com eventos, campanhas, fotos etc. Fiquei impressionado com o quanto os escocêses estão preocupados com a consciência ecológica da população, já estava surpreso antes de conhecer a escola, depois de ver os murais só confirmei tudo que pensei. Aqui a ecologia também está na moda, graças a Deus, percebe-se a atenção que eles estão tendo com este assunto, principalmente na educação básica das crianças. São fotos de atividades de preservação da natureza, instruções ecologicamente corretas, lembretes, informações essenciais, tudo lembrando o aluno da importância deste assunto, como se tudo girasse ao redor da “preservação da natureza”.

Depois de passar pelo corredor, entramos no vestiário, nem preciso dizer que também é impecável, trocamos de roupa e fomos para a piscina, quando eu cheguei na borda e vi aquilo, não me controlei, a inveja foi grande, pois gosto de nadar, e daria tudo por uma piscina daquela, por um lugar tranquilo para nadar como aquele. Fiquei imaginando se eu tivesse estudado numa escola como essa, acho que com certeza investiria na carreira da natação, pois só não fiz isso porque o sofrimento é grande para esse objetivo em Fortaleza, a única piscina olímpica que conheço é a do Náutico e sempre tá lotada, meio suja e você tem que dividir a raia com duas ou três pessoas. Quando entrei na piscina nem consegui cuidar direito dos meus residentes, minha cabeça começou a esquentar de tantas reflexões frente àquela situação. Pensei nas escolas que estudei, na escola que meu filho vai estudar, no que meu país oferece e porque oferece desse jeito, senti raiva dos políticos e da educação gananciosa e capitalista que só pensa no vestibular.

Aquele momento na piscina me fez pensar em muita coisa, principalmente na importância que eles dão à educação, muito além que eu imaginava, é algo que fica na cara que é a prioridade do estado, fica na cara que está sendo investido uma boa parcela do PIB ali. O país investe pesado, eles sabem que tudo vai funcionar com base na educação de seu povo, por isso não deixa faltar nada para que suas crianças cresçam com todo o amparo necessário para desenvolverem todo seu potencial. Em nosso país, quantos garotos deixam de seguir um sonho porque não tem a mínima condição, às vezes eles só precisam de uma chuteira nova para tentar jogar futebol, talvez a chuteira seja 30 reais, mas eles não têm dinheiro, enquando isso em Brasília tem um político safado pagando 100 reais num whisky, 100 reais que o pai do garoto gastou em impostos para ter educação de qualidade, para ter uma escola capaz de apoiá-lo em todos os seus sonhos.

Semana passada comentei durante o jantar com minha housemother, estamos falando das situações sociais do Brasil e da Europa, logo entramos no assunto educação, algo que é inevitável não deixar de falar, ela disse que algumas escolas na Escócia não são boas e não colocaria os filhos dela, logo pensei comigo mesmo: “Nossa, essa pessoa não tem noção do que é uma escola ruim, vou levá-la para um passeio no interior do Norte e Nordeste do Brasil”. Mas é claro que não falei disso, só comentei sobre a escola de Aberfeldy e disse que gostei muito do que vi. Outro dia eu estava lendo o jornal, uma reportagem sobre educação, li que mais de 86% dos pais escocêses estão satisfeitos com a educação que seus filhos recebem na escola, 86%! Que inveja, eu gostaria de um dia falar: “Eu estou muito satisfeito com a escola do meu filho”, ela sendo pública é claro. Fiquei imaginando nesse futuro, perguntei-me se quando eu tiver filhos, alguém no Brasil vai ter vergonha na cara e vai mandar construir uma escola pública de primeiro mundo. Talvez quando Cristovam Buarque virar presidente.

Cada dia essa tal de corrupção me dá mais tristeza. Maldita geração de velhotes desumanos, espero que todos desencarnem logo para prestar contas frente à justiça divina, precisam pagar pela má administração de seus poderes. É isso ai, aqui na Escócia existe uma cidadezinha chamada Aberfeldy, muito simpática por sinal, as casas são demais, na verdade a maioria das casas no Reino Unido são demais, e nessa cidade existe uma escola que vou lembrar por muito tempo, inclusive esta semana vou lá de novo, ah, esqueci de falar, a escola não tem NENHUMA grade, NENHUMA! Ouviram arquitetos de escolas do Brasil?! Pensem nisso na próxima vez que forem projetar uma escola para humanos ao invés de animais. Vamos lá, vamos estudar para um dia mudar nosso país para melhor. Saudações!















3 comentários:

  1. Teu site ta impecável Leo! Muito bom ler e acompanhar toda essa experiencia! Boa sorte nessa caminhada... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Leo, tudo bem ?!
    Me chamo Danilo e estou terminando o terceiro ano para no ano que vêm também começar a faculdade de Jornalisto (Tudo bem, eu penso o mesmo que você, relativo ao apito pra cachorro haha") enfim..
    Fiquei super interessado no Camphill, tá, eu sei que é muito cedo pra pensar nisso ainda, mas nunca é demais sonhar né ?
    Continue com o seu blog, ele é fantástico ! E poste mais, please, eu sou apaixonado pela escócia desde sempre, e todos os blogs de pessoas que moraram lá, não são atualizados a séculos, o seu é o o único eu acho, que esta ativo atualmente.

    Um abraço !

    ResponderExcluir
  3. Oi Danilo, tudo tranquilo! Bacana, quando eu estava no meio do terceiro ano comecei a pensar como eu poderia passar um tempo no exterior, então descobri o Camphill. Nada é muito cedo, tudo depende da sua maturidade e de seu inglês, trabalhar em Camphill pode ser pesado em alguns momentos e você deve estar muito forte psicologicamente. Mas é um grande plano, comece a dar uma olhada nos sites dos Camphills e manda a ver. É claro que continuarei com o blog, infelizmente não tenho tanto tempo, gostaria de escrever mais, mas sempre que dá escrevo um pouco. Abraços!

    ResponderExcluir