terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Espiritismo em minha vida

Desde criança sempre fui muito atraído pelas perguntas que os adultos nunca respondiam direito, questionava principalmente a respeito da morte e do que existe além do que meus olhos podiam ver. Quando ouvia a professora falar sobre “ir para o céu”, aquilo não fazia nenhum sentido para mim, pois apesar de ainda não ter noção científica da composição celeste, algo me dava a certeza que o conceito de morar no céu não tinha pé nem cabeça. Como minha infância foi no Colégio Batista, sempre tive apresentações de estorinhas bíblicas e aulas de religião, adorava ganhar a pequena bibliazinha “de graça”, mas não tinha conhecimento suficiente para interpretar sua difícil linguagem, cheio de parábolas e entrelinhas.
Episódios bíblicos como de “Adão e Eva”, “A Arca de Noé”, e até mesmo a ressurreição de Jesus Cristo nunca me entravam na cabeça, o que me trazia até um sentimento estranho, pois enquanto todas as outras crianças assimilavam e aceitavam aquelas estórias, talvez por um já convívio bíblico em suas famílias (coisa que não tive pois meus pais são espíritas), eu estava sempre desconfiado. O tempo foi passando e um turbilhão de perguntas iam aparecendo a todo momento, e como meus pais, apesar de terem um amplo conhecimento sobre espiritismo, nunca vieram até mim para conversar a respeito, eu fui perdendo minha fé, acreditando na ciência materialista e deixando de lado qualquer conhecimento espiritual.
Assim, durante a adolescência, vesti-me com uma mentalidade materialista e antropocêntrica, fazendo com que paixões superficiais me conduzissem a um mundo restrito, triste e infeliz, onde a vaidade, o orgulho e a intolerância reinavam, onde as ideias eram confusas e as mágoas eram constantes. Depositava meu tempo em futebol, jogos de video-game e computador, brincadeiras infantis e sem sentido. Comecei a perder o interesse pela busca do conhecimento, sala de aula era algo que não fazia mais sentido, o importante era “aproveitar”, rir, desrespeitar os limites e fazer de cada dia “como se fosse o último” (um dos pensamentos mais ridículos que esta humanidade materialista inventou como desculpa para viver seus vícios e paixões abomináveis). A minha maior manifestação espiritual era admitir com dificuldade a existência de Deus, e orar em momentos desesperados de tristeza onde não tinha ninguém para recorrer, fazendo com que uma voz desconhecida me alertasse que eu não estava sozinho.
A vida materialista é totalmente irracional, uma montanha-russa de sentimentos incompatíveis, ilusões arrebatantes e conceitos equivocados, e isso é um campo minado para qualquer ser humano, por isso que os materialistas geralmente são os mais viciados, pois sem fé, buscam no bem-estar da droga (de qualquer tipo), sua “reenergização”. Afogam-se na bebida, no cigarro, no sexo obsessivo, no consumo excessivo de carnes e gorduras (doces inclusive) e se tornam seres em completo desespero íntimo, muitas vezes disfarçado pelo belo carro, a roupa de marca, a falsa alegria e todas as articulações de aparências necessárias para manter uma posição soberana na sociedade, sem que seu abismo espiritual seja reconhecido. Em minha adolescência eu estava caminhando nesta direção, da mesma maneira que a maioria dos jovens também caminhavam, não tinha força nem conhecimento para dizer “não” aos impulsos de uma juventude mal criada pela pífia educação capitalista e gananciosa de nosso Brasil.
E cada dia passava e mais sensações ruins eu experimentava, e toda vez que batia o desespero aquelas perguntas sobre a vida e os motivos de tudo vinha à tona e me deixavam mais sem caminho ainda. A tristeza de não saber de onde venho, para onde vou, que planeta é este, o que devo fazer e por que devo fazer, isso começou a me deixar cada vez mais pra baixo, até que certa vez aos 17 anos perdi o controle totalmente, lembro que foi numa quarta-feira, o vazio da falta de respostas me fez sentar e parar por horas e minha constante alegria foi tomada pelo silêncio e angústia interior. Meus pensamentos estavam sendo marcados por um divisor de águas, esse me falava que eu tinha que parar e buscar as respostas o mais rápido possível, não era aceitável continuar daquela maneira. Até que depois de 2 dias, numa sexta-feira, fui até a sala completamente desolado e comecei a questionar meu pai sobre o que ele acreditava detalhadamente, pois sempre tive ideia dos conceitos espíritas, mas não em detalhes, não lembro o que ele falou, mas aquilo me confortou muito, não o suficiente para levantar, mas me deu uma pequena esperança.
Essa pequena esperança me deixou sentado no tapete da sala pensando e vendo a televisão sem prestar atenção, e esse foi o fator que me despertou totalmente, pois nessa hora de iluminação a novela das oito estava terminando e o Globo Repórter começando, sempre gostei desse programa e já estava esperando as reportagens sobre lugares exóticos do planeta, alimentação e coisas desse tipo, porém o programa daquela noite não era sobre nada disso. Como se tudo tivesse sido projetado antes de acontecer, naquela sexta-feita a noite, logo após dois dias de crise existencial e uma conversa sobre espiritismo com meu pai, o programa tratava de “Vida após a morte”, uma série de reportagens com pessoas praticantes de espiritismo e principalmente pacientes que tiveram “Experiência de quase morte”, relatando o que viram e tudo que aconteceu.
Naquela noite acontecia um grande marco na minha vida, como se eu estivesse sendo chamado para voltar a natureza de meu espírito, natureza da bondade, da paz, do amor e do desapego. Nunca assisti televisão tão concentrado, aquele programa, juntamente com a conversa com meu pai, foi uma revolução de pensamentos e inspirações para o que eu faria dali para a frente, as imagens, os relatos, os fatos me abriram os olhos para ver que algo mais existia, e minhas respostas seriam respondidas logo logo. A partir dai comecei a ler mais sobre filosofia, religiões de todas as partes do mundo e principalmente o “Livro dos Espíritos”, esse último foi o livro mais rápido que li em minha vida, consumi ele como um faminto que senta frente ao prato de comida. Aquilo tudo fazia sentido, minhas respostas estavam ali sem nenhum conflito, como se eu já conhecesse aquelas ideias de algum passado, como se eu apenas estivesse sendo relembrado de quem realmente sou e quais leis sigo.
A chegada da fé espírita é um choque para os conceitos materialistas, pois é totalmente o oposto deles, fazendo com que o recém espírita tenha sua vida girada de cabeça pra baixo, ou melhor, tendo sua vida girada de cabeça pra cima, como assim deve ser. Com o espiritismo, a realidade da reencarnação, das outras dimensões, dos outros planetas, da hierarquia espiritual e de quase todas as respostas, fazem com que a vida tome um rumo completamente diferente, tendo o espírita uma nova visão sobre tudo, intepretações seguras e soluções rápidas, inspiração pela eterna busca de conhecimento, desenvolvimento das virtudes cristãs já conhecidas, uma enorme força de perseverança, disciplina e inevitável crescimento intelectual.
E foi isso que vivi nos últimos dois anos, período esse que li diversas obras espíritas (mesmo sabendo que não é nada frente ao grande acervo existente), e mudei totalmente minha conduta, tornei-me compreensivo, paciente, forte, parei de buscar atalhos e valorizei o suor de cada dia, eliminei vícios e paixões estúpidas, purifiquei meus pensamentos, aposentei palavras como “ódio” em qualquer hipótese. Cresci de uma maneira que nunca vi antes, depois de uma adolescência estagnada na mediocridade, agora recupero o tempo perdido, felizmente acho que já recuperei, e agora já comecei a lucrar, ganhar tempo. Para ser sincero, eu precisaria de uns cinco parágrafos para descrever todas as mudanças radicais que a visão espírita trouxe a minha vida. Hoje sou bem melhor, e essa melhoria é que me fez realizar o recente sonho de vir morar no exterior por minha conta, agora estou escrevendo sentado no sofá vermelho de uma bela casa no meio das montanhas da Escócia, aprendendo uma chusma de coisas novas todos os dias, praticando a caridade que tanto o espiritismo tem me aconselhado, corretamente é claro, pois realmente a caridade nos traz um prazer imensurável.
Creio que se eu tivesse vindo um ano antes, como tentei vir, eu não estaria tão bem como estou agora, pois foi no último ano que realmente aprofundei meus estudos espíritas e criei toda a base humana para cuidar do tipo de pessoas que cuido aqui. Se eu podesse continuaria escrevendo mais e mais sobre o espiritismo, porém o texto já está enorme e está na hora de parar. Só agradeço a Deus por ter me dado oportunidade de conhecer a doutrina, por ter me colocado numa família iluminada, por ter nascido em Minas, terra de Chico Xavier, e crescido no Ceará, terra de Bezerra de Menezes. Ainda trabalharei muito pelo espiritismo, já tenho planos para quando chegar ao Brasil, e servirei incansavelmente para agradecer o que Deus tem me dado. Que felicidade tenho hoje de entender a história, a natureza e até compreender que para algumas coisas ainda está cedo para entender, que felicidade de ter Deus e meus espíritos protetores, de ter o conhecimento necessário para uma vida plena e prazerosa, hoje entendo onde está a real felicidade, e assim posso trabalhar focado por ela. Que energia estou de estudar, trabalhar, crescer, casar, ter filhos, cuidar de uma casa, ajudar o próximo, abraçar os que aparecem em meu caminho, que energia estou para viver. Obrigado senhor, e para você que leu esse texto, muita paz, pois é isso que precisamos.

6 comentários:

  1. Bom, tudo isso que você descreve ter sentido é realmente inspirador, bonito e real. Eu sou prova de que grande parte do que você falou é real. Porém gostaria de lhe indicar um outro livro, que apesar de ser bem "clichê", suas palavras são realmente vivas, a Bíblia. Aconselho que você leia o novo testamento, onde fala do maior homem que já pairou pela terra, Jesus. Só pra deixar bem claro, não tenho nenhuma religião, apenas busco o sentido da vida, a verdade e a paz interior. Espero que você goste, e encontre A verdade.

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia é uma grande revelação, e foi importante para os homens por muitos séculos, porém o tempo passa e hoje, com as ciências em maturação e uma nova visão para toda humanidade, precisamos de novas revelações, de acordo com o patamar evolutivo em que estamos, e a Bíblia, escrita para uma humanidade de 2000 anos atrás, traz uma linguagem limitada, com informações insuficientes, por isso a fé do homem moderno está tão fraca, porque ele quer mais, e a Bíblia não oferece isso. Este livro é um bom doutrinador e ainda pode ajudar muitas pessoas, mas não para quem quer saber os segredos que ainda existem nesta época, principalmente com as provas descobertas pela ciência.

    ResponderExcluir
  3. JESUS MESMO DISSE EM UMA PASSAGEM DO EVANGELHO,QUE ELE PODERIA DIZER MUITO MAIS DO QUE FOI DITO, MAS QUE NINGUEM SE PREOCUPASSE QUE NO FUTURO ELE MANDARIA ...O CONSOLADOR...
    ESTUDEI E AINDA ESTUDO O ESPIRITISMO,AS RESPOSTAS DE MUITAS DUVIDAS EU TIVE,MEU CAMINHO FICOU MAIS ILUMINADO E A VIDA PASSOU A TER MAIS SENTIDO, A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES RENASCERAM...

    ResponderExcluir
  4. Bom, te digo com toda certeza que as palavras da bíblia são atemporais. O velho testamento fala da lei, porém o novo testamente fala da graça de Deus. O que o homem precisa hoje, acima de tudo, é da graça. Então tenho certeza de que se você começar a le-la com um certo discernimento, vai começar a enxergar o que ele quis dizer.
    A bíblia não foi escrita para a humanidade de 2000 anos atras, mas foi escrita ha 2000 anos atras, não só para aquela humanidade, mas sim para os povos que ainda viriam a existir.
    A maioria das pessoas falam da bíblia tendo apenas uma visão superficial dela. Porém se você parar um dia para lê-la, vai descobrir que lá ha muito mais que doutrinas e palavras de consolação.

    ResponderExcluir
  5. acho a visao espírita interessante, mas o próxima passo é dissociá-la da visao religiosa, como Waldo Vieira vem tentando fazer. Reencarnacao com evolucao moral/intelectual é um fenômeno dissociado de religiao ou credo. É um sistema que deve ser melhor entendido e estudado. E um fenômeno deve ser estudado de forma científica, para que potencias viéses nao atrapalhem as conclusoes do estudo. Logo, emocao, "defesa de bandeira", fé etc, nao devem ser levadas em consideracao nesta análise

    ResponderExcluir
  6. oO ESPIRITISMO PRA MIM E A GRANDE E UNICA SOLUÇAO PARA AS DORES DA HUMANIDADE.E A EXPLICAÇAO DE TUDO QUE NOS RODEIA.MESMO SENTINDO AS DORES ,TEMOS ARMAS PARA SUPORTAR SEM MURMURIOS E LAMENTAÇOES.QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS.

    ResponderExcluir