domingo, 14 de agosto de 2011

Primeiro mês na Escócia


A noite de domingo logo chegou e mais uma vez descanso em minha cama escrevendo para vocês sob o bem-estar de um banho tomado e a conclusão de mais um longo dia. Há pouco completei um mês em solo estrangeiro e posso afirmar que estou apto a descrever um pouco sobre o período inicial de minha jornada. Já me sinto a vontade em dizer que hoje me sinto maior, mais forte e mais sábio que no dia em que enfrentei o choque da chegada.
A Escócia é um país deslumbrante, uma natureza que parece mais um sonho, um filme, algo que você só percebe que é real com muito esforço e vivendo numa comunidade em meio às montanhas, florestas e rios, fica difícil se distanciar desse sentimento. A cada respiração posso sentir uma purificação, uma carícia no espírito cansado, cansado de futilidades, pensamentos negativos, egoísmo e uma série de outros fatores que nos sugam a energia sem piedade.
Porém a purificação não se limita à natureza, ela conta com o trabalho, o trabalho de entrega, de superação, de vontade de crescer, que destrói meu orgulho e expande meu coração. Foi isso que encontrei aqui no Camphill, muito trabalho, mas não o trabalho que nos faz mal, que nos coloca em circulos intermináveis, mas sim aquele que é pago com fraternidade, amor, sorrisos, carinho e benevolência. Não nego que em muitos momentos tive que respirar fundo e arrancar forças para continuar, como também não nego que caminhei sem rumo para ficar sozinho e pedir coragem àqueles que me protegem além de nosso mundo.
Estou usando tudo que aprendi, todo o meu arsenal de auto-controle, paciência, humildade, moderação, discernimento, independência e compreensão. Para que o esforço de hoje se torne o hábito de amanhã, para que eu possa olhar para trás e consiga encontrar forças para qualquer desafio desta vida. Estou com saudades da família, da comida, de minhas manias, de meu mundo longe do sonho que estou contemplando agora, porém ao mesmo tempo estou recebendo com alegria novas pessoas, novos sabores, novos gostos, novos lugares e sinto que estou abrindo portas, subindo escadas e retirando pedras de meu caminho.
Desculpe-me por não estar dando detalhes dos meus dias, até porque essa era a intenção do texto, mas não consigo me segurar e a vontade de falar sobre o que sinto é maior do que a vontade de falar sobre o que faço. Que importa que horas acorda, como trabalho, como funciona, isso será a primeira coisa que esquecerei ao partir, pois só restará o que aprendi além do chão limpo, da louça bem lavada ou da madeira bem cerrada, restará a simplicidade, os sorrisos sem compromisso, o elogio sem motivo, a fraternidade diária, o prazer da solidariedade.
Aqui me arrependo das infantilidades do passado, de palavras não ditas, de equívocos sem razão, aqui recebo uma chance de renovar, regenerar, despertar para o que bem importa, para o que contribui para a felicidade, para ver além do que minha natureza propõe. Aqui vejo o outro lado da moeda, faço contrastes, retiro o melhor, amadureço ideias e tomo decisões, aqui caminho a passos largos e abraço os desafios, aqui cuido de mim ao cuidar de outros.
Talvez outro dia escrevo sobre meu trabalho, hoje quero apenas agradecer a Deus pelas contribuições que percebo que está operando, pela perfeição de sua decisões que sempre retiro um saldo positivo. Estou bem adaptado, feliz, realizando-me mais a cada dia, aprendendo na melhor das salas de aula, a sala de aula da vida, deste mundo, deste momento, do jeito que era pra ser. Ainda me restam onze meses, mas como passa rápido, é preenchendo a vida que percebemos como ela é curta. Agora vou dormir, pois amanhã tem mais, não sei o que mais, porém a palavra “mais” é como um barco, construído com minhas próprias mãos, guiado pela coragem, enfrentando todas as intempéries e buscando a mais bela das praias.

4 comentários:

  1. Muita inspiração de sua parte meu filho.Perfeito.Realmente não acho palavras para um elogio equilibrado.Siga em frente,nunca temas nada,nunca estaras sozinho,seus bons amigos com certeza estão do seu lado.Nas horas de solidão procure-os.Beijão. Papai e Mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo comentar nada além de "Parabéns, eu sou sua fã"
    Mais um texto fantástico, Leo.

    ResponderExcluir
  3. :)

    "Para que o esforço de hoje se torne o hábito de amanhã". Te admiro taanto! Vc saiu da sua caverna bem direitinho...

    ResponderExcluir
  4. Olá Leonardo (ou Léo)hehehe.
    Achei seu blog por acaso quando estava procurando informações sobre o Camphill na Europa...confesso que fikei maravilhada com as fotos e com seus textos. Procuro algo assim para me aventurar, tb pretendo fazer trabalho voluntario. Te visitarei mais vezes para saber mais sobre o assunto, ok?
    Um abraço e boa sorte por aí.

    Raquel Mello

    ResponderExcluir