Poucos chegam ao patamar do equilíbrio. O estado onde a razão, a perspicácia e a argúcia de espírito conduzem o ser de maneira sábia e proeminente. Percebemos num mesmo espaço indivíduos que saborearam a grande conquista do balanceamento vital, em contraste com outros que por pura preguiça, ou covardia, como afirmaria Kant, nem chegam perto de tal posição, tomados por suas paixões e emoções desregradas. Da mesma forma poderíamos analisar as sociedades analogamente, das emergentes até as industrializadas.
A grande expiação de como nos portar diante das diferenças designadas pela vida terrena evidencia o quanto devemos ser flexíveis e compreensíveis diante dos mais variados contextos e relações pessoais, caso contrário, naufragaremos em ilusões e devaneios causados pelo senso limitador de nossas interações exteriores.
A demarcação dos grupos humanos no atual contexto se pauta em gradual decadência. A aproximação dos seres mais distintos evidencia uma pluralidade que invade intensa e agradavelmente as novas gerações. A guerra e a violência nunca estiveram tão condenadas, e o trânsito dos povos por todo o globo evidencia a ascensão do cosmopolitismo, ainda em estado fetal.
Quero deixar claro, que para o atual e futuro cenário, a tirania encontrará cada vez menos espaço, e o progresso beneficiado pela eficiente ordem, como defenderia Comte, se encontrará em estados mais acelerados do que a normalidade. Não seria utopia a tutela de meus pensamentos, pois estarei constatando fatos racionalmente direcionados pelo positivismo.
As nações que anteriormente eram regidas pelo consumismo alavancado, demonstram o futuro idêntico que os atuais países emergentes viverão em períodos posteriores, explanando-se no equilíbrio político, econômico e social. Enquanto os retardatários usufruirão de um processo mui diferente de ascensão, tomados pelo envoltório tecnológico. A evolução está com pressa, e ao mesmo tempo em que as civilizações tomam novas formas, o intelecto das massas se posiciona autonomamente, priorizando a preservação das outras formas de vida que nos cercam, conscientes da interligação entre todas as criaturas e a dependência internatural.
O caminhar do ser-humano fascina, e o imaginar da continuação desta história me enche de entusiasmo. Períodos turbulentos foram superados, novos desafios são previstos, da mesma maneira em que novas posições e aspectos do homem são exigidos. Prepare-se o quanto antes, pois o palco da vida trará novos espetáculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário