sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

St. Andrews, a terra do golfe

St. Andrews é uma simpática cidade na costa leste da Escócia, ao sul de Dundee. Pouco mais de 14 mil habitantes vivem lá, entre eles, vários estudantes matriculados na centenária Universidade de St. Andrews, a maioria vindos de famílias ricas de todas as partes do Reino Unido e também da Europa. A cidade é famosa por ser a terra do golfe, sendo palco de grandes competições milionárias com jogadores e apreciadores do esporte de todo o mundo. O tempo é frio, chuvoso e úmido a maior parte do ano, com exceção do verão, quando acontecem vários eventos legais e os escocêses finalmente têm a oportunidade de vestir aquela sunguinha que estava perdida no fundo do armário atrás da garrafa de uísque deixada pelo bisavô em 1948 antes de Cristo.


56 km separam Perth (nosso ponto de partida aproximado) de St. Andrews no litoral leste.

Para chegar até lá, fomos de carro, Daniel (brasileiro) dirigindo, seu irmão Gérson ao lado, Uta (alemã) e eu, é claro. O tempo não estava bom, como eu disse, vento, chuva e frio, mas se você tiver algo contra isso vivendo na Escócia, fica difícil sair de casa. Por esse motivo a cidade parecia um pouco deserta. É tudo bem calmo, pessoas educadas e prestativas, principalmente no comércio, onde funcionários treinados para receber turistas trabalham.

O tempo chuvoso torna St. Andrews mais escocêsa do que já é.
Caminhamos até a catedral de St. Andrews, cartão postal da cidade, o problema é que não tem catedral, só um monte de pedra, ruína e um gramado impecável dando um contraste belíssimo com seu brilhante verde. Inclusive o Reino Unido é a terra dos gramados verdinhos, a grama britânica é famosa em todo mundo, principalmente para quem acompanha o Campeonato Inglês de futebol, dá prazer de assistir uma partida só de olhar para a beleza do gramado.

Saímos da zona das ruínas onde só há cemitério e caminhamos pelo litoral até o fim de uma extensão portuária que vai até o meio do nada no mar, somente o barulho do vento soprando e da água batendo levemente no concreto, todos tiraram várias fotos, e eu não só tirei fotos como também tirei dez quilos de roupas que estava usando e fiquei só de camisa, pois depois da caminhada deu um calorzinho. O bom do clima gelado daqui é que você sente calor, tira sua roupa de frio e em alguns minutos você já está congelando de novo, principalmente suas mãos.

Uma típica loja de Kilts, ou saias para homens, como bem quiser.
Depois do passeio turístico caminhamos de volta para a rua principal da cidade e entramos numa loja que vendia tudo de Escócia, muito comum aqui, toda cidade turística da Escócia você acha uma lojinha dessa. Essa que entramos tinha mais roupas e artigos de luxo, inclusive o comércio de St. Andrews é bem para quem pode mesmo, tudo do mais fino para receber os turistas e amantes milionários do golfe. Comprei um um cachecol xadrez típico escocês e uma camisa escrito “Scotland” no meio, nem levei na sacola, vesti logo na loja, paguei e sai de visual novo. É até engraçado pois toda vez que viajo para alguma cidade legal, começo o dia com uma roupa e termino com algo diferente, é difícil não comprar uma lembrança, as coisas são tão bacanas e até bem baratas.

Ruínas da Catedral.
Nessa loja havia um cartaz escrito, procure aqui a história de sua família, e em baixo tinha a bandeira de vários países, inclusive Espanha e Portugal, de onde meus nomes são provenientes. Olhei o cartaz, comecei a ler baixinho o que estava escrito e o senhor da loja percebeu e logo avisou, “Oh, desculpe, nós não temos de famílias da Espanha”. Eu dei uma risadinha e falei, “Ah, ok, mas no meu caso seria de Portugal”. Meio constrangido o senhor respondeu, “Ohh, desculpe, isso também acontece com a gente aqui na Escócia, as pessoas sempre acham que eu sou Inglês...”. Continuei rindo e falei que tava tudo bem, sai feliz com meu cachecol e camisa nova e pensei: “Imagina se eu falasse que na verdade sou Brasileiro, hehehe”.

Zona Portuária com os amigos do Camphill.

Saímos da lojinha e continuamos a caminhada na rua principal quando fui paralisado por uma vitrine, nela estava perfeitamente instalado o doce que mais gosto por aqui, “Shortcake”, é um tipo de torta de aproximadamente 1,5 centímetro de espessura contendo 3 camadas, chocolate no topo, caramelo no meio, e algo que parece uma massa de biscoito na base. Sou tão viciado nesse negócio que minha namorada me deu duas caixas de Natal, ainda tô aqui me deliciando até agora. Se você vier para a Escócia não deixe de experimentar, o negócio é bom demais, e bem barato! Comprei um para mim e um para o resto da cambada dividir.




Procuramos algum lugar para comer pizza, mas as pizzarias estavam fechadas, então o pessoal quis parar num fast-food para comer qualquer coisinha mixuruca de 3 pounds ou menos. Eu que estava morrendo de fome e não aguento mais fast-food na minha vida, principalmente morando num lugar onde a comida é fenomenal, procurei logo o famoso “Fresh Fish and Chips of St. Andrews”. Antes devo lembrá-los que a comida mais rápida e popular da Escócia é “Fish and Chips”, ou como eles pronunciam, “Fiesh and Chiêêêêps”, bem rápido. Simples, peixe frito com batata frito, parece até mais ou menos quando eu falo assim, porém o negócio é bom mesmo.


Estou tentando não comer mais nenhum tipo de carne, mas ainda é difícil para mim recusar um belo “Fish and Chips” pelo menos uma vez a cada duas semanas. Comprei um de 6 pounds em St. Andrews, uma caixa retangular cheio de batata frita e 3 grandes pedaços de peixe frito em cima, delicioso, mas era tanto que nem aguentei tudo, dei o resto para a moçada e eles atacaram. E então o dia em St. Andrews terminou, pegamos o carro, passamos e Dundee para fazer umas compras de Natal e voltamos para nosso lugar no meio do nada chamado Corbenic.


Parte da Universidade de St. Andrews.
Algumas ruas estreitas chamam a atenção durante o passeio.
Não sei como seria a legenda desta foto.

Ruínas e cemitério da Catedral.
Cartão Postal de St. Andrews.
Quase levei um tombo feio nessa rampa.
Porto com pequenos barcos pesqueiros.

Final do Dia.

Um comentário:

  1. ótimo texto Leonardo, sempre fui apaixonado pela escócia, e a cada novo texto, postado em seu blog, fico mais fascinado, pelo velho continente.

    abraço.

    ResponderExcluir