quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estate Work, meu trabalho das manhãs na Escócia


Aqui em Corbenic, além de cuidar dos residentes dentro e fora de casa, os co-workers também trabalham nos Workshops terapêuticos, um de manhã e outro a tarde. De segunda à sexta-feira, com exceção de terça-feira (meu day off), eu trabalho no “Estate Work”, não consegui achar nenhuma tradução da palavra para retratar o trabalho, portanto tentarei explicar o que fazemos. Os membros do “Estate” são responsáveis pelos trabalhos externos da comunidade, ao ar livre, mas sem algo específico, nós fazemos tudo, desde enterrar um animal morto no meio da floresta até guardar a decoração da festinha da noite passada. Porém é claro que alguns trabalhos nós estamos mais acostumados, como construir trilhas, cortar lenha, queimar madeira velha, cortar grama etc.
Na sala do “Estate” você encontra tudo que o “cara da manutenção” tem, ferramentas de todos os tipos para uma infinidade de trabalhos, pás, carrinhos-de-mão, motoserra, tridentes, vassouras, cordas, diversos tipos de tesouras e um monte de coisa que eu nem sei o nome, inclusive muitos objetos que uso aqui eu aprendi o nome em inglês mas não tenho nem ideia de como seja em português. Costumamos levar o lixo da comunidade para reciclar nos pontos de reciclagem das cidades próximas e atualmente com a proximidade do inverno estamos entregando lenha quase todo dia na casa de pessoas que ajudam Corbenic ou possuem alguma ligação com a comunidade. Provavelmente no inverno seremos os caras da neve, aqueles que passam o dia com uma pá limpando o asfalto e as trilhas.
Trabalhando junto comigo estão mais cinco Co-workers, os três brasileiros, Zé, Arthur e Daniel, uma coreana, Hyriem, e um húngaro, Mark. O workshop leader, ou seja, a pessoa responsável pelo Workshop é o Jon, irlandês, gente finíssima, sempre ajudando em tudo, bem-humorado, extremamente paciente e um ótimo profissional. E é claro, não poderia esquecer dos mais importantes, os residentes, as pessoas especiais que precisamos ajudar, encorajar, motivar e cuidar para que tenham uma manhã produtiva em suas atividades. Atualmente trabalhamos com quatro residentes, uma mulher e três homens, cada um mais diferente que o outro, mas todos conseguem ajudar. É altamente divertido estar com eles, isso torna o trabalho muito prazeroso, não tem um dia que eu não caia numa gargalhada, nem que seja uma só. Infelizmente não posso citar os nomes e dar detalhes sobre as características de cada um, um dos meus deveres também é garantir a privacidade e protegê-los em todas as hipóteses.
Trabalhar no “Estate” é muito gratificante e enriquecedor, digo isso porque quase todos os dias aprendo algo novo, o trabalho é bem variado e você está sempre praticando várias habilidades que nunca praticaria vivendo só na cidade. É o tipo de atividade que em alguns momentos nem acredito que estou fazendo aquilo, pois é algo totalmente fora da minha realidade no Brasil. Também estou aprendendo muito sobre a natureza, como viver em harmonia e utilizar o que ela oferece com consciência, ao mesmo tempo que queimo e corto muita madeira aqui, também planto muitas árvores, isso é algo que amadurece minha visão ecológica todos os dias. Abaixo algumas fotos do nosso dia-a-dia, infelizmente isso não é nem 5% de tudo que fazemos, mas serve para dar uma ideia. Gostaria de lembrar que estou entre os finalistas do prêmio TOPBLOG Brasil 2011, categoria “Viagens e Turismo – Pessoal”, serei grato se puder contar com sua ajuda, basta ver o banner azul do concurso à direita, clicar e votar. Muito obrigado, saudações ao Brasil!








2 comentários:

  1. Leonardo, não demore tanto pra postar coisas novas ! Seus leitores, ficam super ansiosos, para seu próximo post. haha

    ResponderExcluir
  2. Votando em você! Nem sabia que estava participando de alguma promoção (: Tão humilde, devia divulgar mais, no facebook e afins, vc merece ganhar ^^

    ResponderExcluir